Designação do projeto | PROJETOS INDIVIDUAIS – Internacionalização
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-013830
Objetivo principal | OT 3 – Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção | Centro – Figueira da Foz
Entidade beneficiária | CLIPER CERÂMICA, S.A.
Data de aprovação | 2015-12-11
Data de início | 2016-02-01
Data de conclusão | 2018-01-31
Custo total elegível | 326.944,87 €
Apoio FEDER | 147.125,19 €
Descrição (objetivos, atividades, resultados): “Desenvolvimento e Promoção Internacional de Novas Coleções da CLiPER”
O projeto ‘Desenvolvimento e Promoção Internacional de Novas Coleções da CLiPER” enquadra-e na tipologia de internacionalização devido ao fato de visar o reforço da presença da CLiPER nos mercados externos por meio de ações de promoção internacional. Estas ações pretendem promover a empresa e os seus produtos, no sentido de aportar mais notoriedade para a marca/empresa. Pretende-se também obter novos conhecimentos sobre vários mercados e conduzir a novas parcerias em países onde a CLiPER já está presente e em novos mercados com potencial pré-identificado. A maioria das despesas previstas para o projeto estão relacionadas com atividades de inovação que visam a internacionalização, sendo de destacar as seguintes:
- Participação com stand num dos mais importantes certames do sector, a CERSAIE, em Itália, nos anos de 2016 e 2017;
- Reforço e sofisticação da presença web através da aquisição e um software de simulação 3D
- Missões de promoção dos produtos da CLiPER e de fortalecimento de contacto em países com os quais já detém boas parcerias comerciais (Países Baixos, Irlanda, Marrocos e Bélgica), de reforço da promoção em países para os quais já exporta mas nos quais o setor tem perdido quota de mercado (Alemanha, Espanha, Reino Unido, França e Suíça) e o reforço de mercados novos com os quais a CLiPER iniciou muito recentemente relações comerciais, como é o caso de Israel e Canadá;
- Contratação de um técnico para a área internacional que assegurará a gestão de operações internacionais, que garanta a comunicação e satisfação dos clientes internacionais e que simultaneamente contribua para um aumento da eficiência da gestão logística, em função da dispersão de vendas pelos diversos continentes e o aumento do volume de exportações;
- Obtenção de certificação específica para os mercados externos (Certificação CSTB).
O objetivo de vendas da CLiPER passa por aumentar o VN em 53 %, entre o pré-projeto e o pós-projeto, de 9.441.348 Euros para 14.456.811 Euros e por fazer crescer a Taxa de Exportações em cerca de 7 %, passando de 59 % em 2014 (ano pré-projeto) para 66 % em 2018 (ano pós-projeto).